01 agosto 2013

Sobre morar sozinho


Quem nunca sonhou ter tão sonha independência? Eu chamo de liberdade, só porque soa mais livre, mais bonito. Pois bem, morar só assim como tudo nesta vida tem o lado bom e o lado ruim da coisa. Um estudo oficial feito pelo IBGE cerca de 7 milhões de cariocas vivem “solitários”, cerca de 12, 1%. A cidade maravilhosa só perde para Porto Alegre com 21% de mega solitários. Para quem não chegou a imaginar o quantitativo de pessoas que optaram por fazer sua própria refeição, eis aí um número bem considerável entre as cidades

O que leva a esta decisão? A resposta varia de pessoa pra pessoa ou não, o fato é que sempre há um motivo. Em razão de algum trabalho, uma oferta de emprego irrecusável, faculdade, cursos, questão familiar ou até mesmo a realização de um sonho. A questão é que morar sozinho não é simplesmente olhar a mudança pelo lado sonhador não. 

Lado ruim 

Antes de tudo faça orçamentos de imóveis seja casa ou Ap, se estiver com grana curta, compre ou leve somente o que for necessário à sua sobrevivência do tipo geladeira, cama, fogão (como diz minha mãe, “a fome ensina a gemer”), computador ( não dá pra viver sem) máquina de lavar. Presumo que cada um sabe das suas necessidades. 

Passado a fase de acomodação tenha pé no chão, porque saco vazio não para em pé. Como assim? Acorda! Ou você cozinha sua própria comida ou gasta metade dá sua grana aos restaurantes, quentinhas por aí. Melhor é arriscar não? Também acho. Com que roupa eu vou? Se estiver limpinha, cheirosa e bem passada não é tão difícil escolher. Então outra dica, lave, passe sua própria roupinha ou desembolse algum tostão e pague a uma ‘Marinete’ da vida. 

Vale ressaltar que terá de se acostumar em não ter mais comida na mesa ou roupa lavada feitas pela mamãe, não terá o bom dia habitual dos pais, as noites podem parecer mais longas, exceto se o corpo estiver muito cansado da rotina de trabalho, é certo de que a solidão baterá à porta cedo ou tarde. E não se esqueça de que algo sempre vai faltar como por exemplo: o Veja Multiuso, Perfex, comida na geladeira, armário vazio. Você vai até sentir falta do cachorro da vizinha latindo, da mãe cantando ao fazer o rango, talvez se sinta a pessoa mais triste do mundo, mais saiba que viver alone será um eterno aprendizado.
Lado bom 

Os homens que adoram deixar toalha molhada sobre cama, podem continuar fazendo porque não terá ninguém pra reclamar (mas convenhamos que isso é nojento né?), sem falar daquela roupa que dá preguiça guardar, pode ficar em qualquer canto até a coragem e o tempo permitirem, jogue mesmo os calçados pela casa, a louça suja vai ficar na pia esperando por sua boa vontade haha. 

Contudo, procure ser organizado e higiênico, afinal, nada como chegar à sua casa e sentir o cheiro da limpeza, não ter o que fazer e assistir ao filme favorito ou simplesmente não ver nada de útil, apenas pra desanuviar mente cansada. Acordar a hora que bem entender num sábado ou domingo é tudo que um ser humano deseja. Tudo nesta vida terá dois lados, um que pode ser bom se bem planejado e dosado na medida certa e o outro que nem sempre pode ser 100% bom, portanto, antes de dar andamento ao projeto de morar só, pesquise, avalie, faça contas, anote tudo o que for necessário para que nada saia errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqueça-me com seu comentário ;)